Construção e Uso de Acessórios para Simular Deficiências
Opções de Acessórios:
Cadeira de Rodas Simulada
Venda nos Olhos
Bengala Simulada
Simulação de Surdez
Luvas para Simular Limitações Motoras
1. Construção e Uso de uma Cadeira de Rodas Simulada
Materiais Necessários:
Uma cadeira comum.
Fitas adesivas para prender as rodas laterais.
Rodas de papelão (podem ser recortadas de caixas grandes).
Adesivos ou tinta para decorar as rodas.
Passos para a Construção e Uso:
Preparação da Cadeira:
Escolha uma cadeira comum e fixe as rodas de papelão nas laterais da cadeira com fitas adesivas, de forma que simulem uma cadeira de rodas.
Simulação:
Os alunos podem se revezar para sentar na cadeira e tentar realizar tarefas diárias, como se mover pelo espaço da sala de aula, pegar objetos ou se comunicar com os colegas.
Discussão e Reflexão:
Após a atividade, discuta como foi a experiência de usar a cadeira de rodas e como isso pode ajudar a entender os desafios enfrentados por pessoas com mobilidade reduzida.
2. Construção e Uso de uma Venda nos Olhos
Materiais Necessários:
Tiras de tecido ou lenços grandes o suficiente para cobrir os olhos.
Elástico (opcional, para prender a venda).
Passos para a Construção e Uso:
Preparação da Venda:
Cada aluno pode fazer sua própria venda, usando tiras de tecido ou lenços. Adicione um elástico se desejar um ajuste mais firme.
Simulação:
Organize atividades onde os alunos, com os olhos vendados, precisem realizar tarefas simples como encontrar objetos, caminhar por um espaço delimitado ou interagir com colegas.
Discussão e Reflexão:
Após a atividade, converse sobre como foi se mover e realizar tarefas sem a visão, e discuta como isso pode aumentar a empatia em relação às pessoas com deficiência visual.
3. Construção e Uso de uma Bengala Simulada
Materiais Necessários:
Cabo de vassoura ou vara de madeira.
Tinta ou adesivos para decorar.
Opcional: Tampão de borracha para o final do cabo.
Passos para a Construção e Uso:
Preparação da Bengala:
Cada aluno pode decorar seu próprio cabo de vassoura ou vara de madeira para simular uma bengala usada por pessoas com deficiência visual.
Simulação:
Os alunos podem usar a bengala para se orientar enquanto caminham com os olhos vendados, explorando o espaço ao seu redor.
Discussão e Reflexão:
Discuta como a bengala ajudou na orientação e como isso se relaciona com a experiência de pessoas cegas ou com baixa visão.
4. Simulação de Surdez
Materiais Necessários:
Tampões de ouvido ou fones de ouvido com almofadas de algodão.
Caixa de remédio pequena ou caixinha de papelão para decorar como um “aparelho auditivo”.
Passos para a Construção e Uso:
Preparação do Acessório:
Cada aluno pode decorar uma pequena caixa para simular um aparelho auditivo. Para simular a surdez, os alunos podem usar tampões de ouvido ou fones de ouvido preenchidos com algodão.
Simulação:
Os alunos devem tentar se comunicar entre si enquanto usam o simulador de surdez, observando como a comunicação é afetada.
Discussão e Reflexão:
Após a atividade, converse sobre as dificuldades encontradas na comunicação e como essa experiência pode aumentar a empatia em relação às pessoas com deficiência auditiva.
5. Construção e Uso de Luvas para Simular Limitações Motoras
Materiais Necessários:
Luvas de jardinagem ou de látex.
Fitas adesivas para limitar os movimentos dos dedos.
Materiais decorativos para personalizar as luvas.
Passos para a Construção e Uso:
Preparação das Luvas:
Cada aluno pode decorar suas luvas e usar fitas adesivas para limitar o movimento dos dedos, simulando uma limitação motora.
Simulação:
Organize atividades simples, como amarrar sapatos, escrever ou abrir um frasco, usando as luvas que limitam o movimento das mãos.
Discussão e Reflexão:
Converse sobre as dificuldades enfrentadas durante a simulação e como isso ajuda a compreender melhor os desafios das pessoas com limitações motoras.
Finalização: Essas atividades ajudarão os alunos a desenvolver empatia e uma melhor compreensão das dificuldades enfrentadas por pessoas com necessidades especiais. Após a experiência, é importante discutir as lições aprendidas e como todos podem contribuir para uma sociedade mais inclusiva e equitativa.