02 – Roteiro em PDF:

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MISSÃO DE CASA

Construção e Uso de Acessórios para Simular Deficiências

Opções de Acessórios:

  1. Cadeira de Rodas Simulada

  2. Venda nos Olhos

  3. Bengala Simulada

  4. Simulação de Surdez

  5. Luvas para Simular Limitações Motoras


1. Construção e Uso de uma Cadeira de Rodas Simulada

Materiais Necessários:

  • Uma cadeira comum.

  • Fitas adesivas para prender as rodas laterais.

  • Rodas de papelão (podem ser recortadas de caixas grandes).

  • Adesivos ou tinta para decorar as rodas.

Passos para a Construção e Uso:

  1. Preparação da Cadeira:

    • Escolha uma cadeira comum e fixe as rodas de papelão nas laterais da cadeira com fitas adesivas, de forma que simulem uma cadeira de rodas.

  2. Simulação:

    • Os alunos podem se revezar para sentar na cadeira e tentar realizar tarefas diárias, como se mover pelo espaço da sala de aula, pegar objetos ou se comunicar com os colegas.

  3. Discussão e Reflexão:

    • Após a atividade, discuta como foi a experiência de usar a cadeira de rodas e como isso pode ajudar a entender os desafios enfrentados por pessoas com mobilidade reduzida.


2. Construção e Uso de uma Venda nos Olhos

Materiais Necessários:

  • Tiras de tecido ou lenços grandes o suficiente para cobrir os olhos.

  • Elástico (opcional, para prender a venda).

Passos para a Construção e Uso:

  1. Preparação da Venda:

    • Cada aluno pode fazer sua própria venda, usando tiras de tecido ou lenços. Adicione um elástico se desejar um ajuste mais firme.

  2. Simulação:

    • Organize atividades onde os alunos, com os olhos vendados, precisem realizar tarefas simples como encontrar objetos, caminhar por um espaço delimitado ou interagir com colegas.

  3. Discussão e Reflexão:

    • Após a atividade, converse sobre como foi se mover e realizar tarefas sem a visão, e discuta como isso pode aumentar a empatia em relação às pessoas com deficiência visual.


3. Construção e Uso de uma Bengala Simulada

Materiais Necessários:

  • Cabo de vassoura ou vara de madeira.

  • Tinta ou adesivos para decorar.

  • Opcional: Tampão de borracha para o final do cabo.

Passos para a Construção e Uso:

  1. Preparação da Bengala:

    • Cada aluno pode decorar seu próprio cabo de vassoura ou vara de madeira para simular uma bengala usada por pessoas com deficiência visual.

  2. Simulação:

    • Os alunos podem usar a bengala para se orientar enquanto caminham com os olhos vendados, explorando o espaço ao seu redor.

  3. Discussão e Reflexão:

    • Discuta como a bengala ajudou na orientação e como isso se relaciona com a experiência de pessoas cegas ou com baixa visão.


4. Simulação de Surdez

Materiais Necessários:

  • Tampões de ouvido ou fones de ouvido com almofadas de algodão.

  • Caixa de remédio pequena ou caixinha de papelão para decorar como um “aparelho auditivo”.

Passos para a Construção e Uso:

  1. Preparação do Acessório:

    • Cada aluno pode decorar uma pequena caixa para simular um aparelho auditivo. Para simular a surdez, os alunos podem usar tampões de ouvido ou fones de ouvido preenchidos com algodão.

  2. Simulação:

    • Os alunos devem tentar se comunicar entre si enquanto usam o simulador de surdez, observando como a comunicação é afetada.

  3. Discussão e Reflexão:

    • Após a atividade, converse sobre as dificuldades encontradas na comunicação e como essa experiência pode aumentar a empatia em relação às pessoas com deficiência auditiva.


5. Construção e Uso de Luvas para Simular Limitações Motoras

Materiais Necessários:

  • Luvas de jardinagem ou de látex.

  • Fitas adesivas para limitar os movimentos dos dedos.

  • Materiais decorativos para personalizar as luvas.

Passos para a Construção e Uso:

  1. Preparação das Luvas:

    • Cada aluno pode decorar suas luvas e usar fitas adesivas para limitar o movimento dos dedos, simulando uma limitação motora.

  2. Simulação:

    • Organize atividades simples, como amarrar sapatos, escrever ou abrir um frasco, usando as luvas que limitam o movimento das mãos.

  3. Discussão e Reflexão:

    • Converse sobre as dificuldades enfrentadas durante a simulação e como isso ajuda a compreender melhor os desafios das pessoas com limitações motoras.


Finalização: Essas atividades ajudarão os alunos a desenvolver empatia e uma melhor compreensão das dificuldades enfrentadas por pessoas com necessidades especiais. Após a experiência, é importante discutir as lições aprendidas e como todos podem contribuir para uma sociedade mais inclusiva e equitativa.

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